Pesquisar

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mata Atlântica no Pico do Jaraguá


O Parque Estadual do Jaraguá, com aproximadamente cinco mil hectares de área, constitui uma das últimas vegetações remanescentes da mata atlântica em áreas urbanas da cidade, o que representa grande importância histórica, estética, recreativa, econômica e ambiental.
Conhecido por ser o ponto mais alto da região metropolitana, o Parque Estadual do Jaraguá tem trilhas que levam ao pico de 1.135 metros de altitude e ao mirante, onde a vista privilegiada da cidade e dos arredores já vale o passeio. Ao longo dos caminhos é possível observar, além de lagos e nascentes, animais silvestres em seu habitat natural.
É um parque urbano, que figura entre um dos mais representativos deste gênero no Brasil. Criado em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994, possui significado histórico, tendo se constituído em foco de várias representações sociais paulistas. Hoje costuma ser mais lembrado por portar várias antenas de televisão em seu pico, sem isso significar a perda de sua beleza, pois ainda é um dos cartões postais da cidade e ponto referencial do paulistano.
Pesquisado por: Isabelly Tavares Dalvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário