Pesquisar

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Plantas medicinais



As mais conhecidas plantas medicinais são:

PALMITO:Nome Científico: Euterpe edulis Martius.Nomes comuns: Juçara, Palmito, Palmiteiro, Ensarova, Ripeira.
ERVA-MATE:Nome científico: Ilex paraguariensis Saint-Hilair.Nomes comuns: Brasil: caá, caáguaçu, carvalho-branco, caúna, congoín, congonha, congonha-grande, congonheira, congonhinha, erva, erva-congonha, erva-piriquita, erva-mate, erva-mate-peluda, erva-mate-de-talo-branco, erva-mate-de talo-roxo, erva-verdadeira, erveira, mate, orelha-de-burro e pau-de-erva. 
PIAÇAVA:Nome Científico: Attalea funifera Martius.Nome comum: Piaçava, Piassava, Piaçaba.

Ilustrações:

Guaco.

Erva-Mate.

Jenipapo.


Pesquisado por:Heitor Cauchioli

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Você sabia...

A Mata Atlântica é uma floresta pluvial tropical com clima quente e úmido devido à proximidade com o oceano, do qual recebe ventos carregados de vapor d'água. Originalmente essa floresta ocupava toda a faixa litorânea do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e sua vegetação se assemelha muito com a da Amazônia.



Embora seja menor que o bioma amazônico, sua biodiversidade é considerada a mais rica das apresentadas em florestas tropicais, pois possui um extraordinário número de espécies endêmicas, ou seja, que são encontradas apenas nesse bioma. Apesar de sua vasta biodiversidade, a situação da Mata Atlântica é extremamente grave, pois das duzentas e duas espécies de animais oficialmente consideradas ameaçadas de extinção, de acordo com o IBAMA, cento e setenta e uma estão presentes nesse bioma.



Atualmente restam menos de 7% de sua área original, o que a torna o nosso bioma mais devastado e ameaçado. Ela foi dizimada ao longo de cinco séculos de ocupação, primeiro com a exploração do pau-brasil, posteriormente pelo plantio de cana-de-açúcar e café e, hoje em dia, pela intensa ocupação urbana.

Na região que foi originalmente ocupada pela Mata Atlântica, existem as maiores cidades brasileiras, que, por sua vez, dependem do que restou da mata para preservar seus mananciais, fontes de água para o abastecimento da população.


 A erva mate é um produto típico da Mata Atlântica e emprega, direta e indiretamente, 700 mil pessoas, o equivalente à indústria automobilística no Brasil. Com 95% de sua produção concentrada no Rio Grande do Sul, a produção de erva mate envolve 166 mil propriedades rurais. A participação dos produtos artesanais da Mata Atlântica no Produto Interno Bruto (PIB) do País também equivale ao da indústria automobilística. Outro exemplo é a castanha de caju, espécie da Mata Atlântica, que representa 40% das exportações do Ceará.

 Localizado entre os estados do Paraná e São Paulo, o Vale do Ribeira abriga mais de 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas e 17 mil de manguezais, formando o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica. Formado pela Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranguá, o Vale do Ribeira, apesar da localização estratégica e da riqueza cultural – no Vale habitam comunidades indígenas, caiçaras, remanescentes de quilombos e pequenos agricultores familiares –, possui os mais baixos indicadores sociais dos estados de São Paulo e Paraná, os mais altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo.

 Os campos de altitude associados ao bioma Mata Atlântica estão hoje seriamente ameaçados. O agravante no caso dos Campos de Altitude é a carência absoluta de instrumentos de proteção e ordenação do uso das áreas originalmente cobertas por estas formações. Esse quadro propiciou toda sorte de intervenções sobre os Campos, fazendo com que extensas áreas fossem completamente convertidas em cultivos agrícolas ou reflorestamentos com essências exóticas.


Pesquisado por:Isabella Navareño e Victória Gabriela

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA: AJUDE A SALVÁ-LOS




Pesquisado por:Larissa Andrade

Indigenas na região da mata atlântica


Alguns povos indigenas ainda habitam a região da Mata Atlântica.Entre eles, podemos destacar: Kaingang,Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

-> Tribo Kaingang



-> Tribo Alguns integrantes da tribo Terena



-> Tribo Potiguara




-> Uma das Integrantes da Tribo Kadiweu


-> Tribo Pataxó


-> Tribo Wassu


-> Tribo Krenak


-> Tribo Guarani


-> Tribo Kaiowa


-> Tribo Tupiniquim



Pesquisado por:Lucas Martins.